quinta-feira, novembro 30, 2006

COMEÇA BEM O CAMPEONATO NACIONAL DE RUGBY - DIVISÃO DE HONRA

Portugal pode conseguir pela primeira vez o apuramento para um Campeonato do Mundo de Rugby, que se vai realizar em Setembro de 2007.

Essa presença dará visibilidade suficiente para atrair patrocinadores, que permita um desenvolvimento sustentado da modalidade.

Nada vai ser igual e os clubes portugueses têm de se preparar para ceder jogadores às selecções e ao mesmo tempo competirem nos campeonatos nacionais. É assim nos países em que o rugby tem expressão (todos os das 6 e das 3 Nações) e também naqueles que estão em franco desenvolvimento (Argentina), as selecções jogam e os campeonatos nacionais não param.

Os clubes que têm mais jogadores internacionais são os mais prejudicados nos resultados desportivos imediatos (vidé Direito, Belenenses e Agronomia na Taça de Portugal), mas por outro lado é criado espaço para os mais jovens, que estariam eternamente tapados pelos internacionais aparecerem, crescerem e afirmarem-se como jogadores. Por outro lado, os clubes que têm mais jogadores internacionais são normalmente os que têm melhores escolas e plantéis mais numerosos pelo que a prazo irão colher frutos do seu trabalho.

Desta forma existirá uma renovação permanente de jogadores em quantidade suficiente para aumentar a qualidade do rugby nacional (ou pelo menos manter). Sem essa renovação a selecção depende do aparecimento de grupos de jogadores de excepção (comos actuais Lobos) que quando deixam de jogar criam um vazio que pode voltar a atirar Portugal para a Segunda Divisão Europeia, com o consequente desinteresse que esse facto vai causar nos praticantes.

Se pretendem o desenvolvimento sério da modalidade – então a selecção não pode condicionar as competições nacionais, e os clubes não podem querer ter os jogadores na selecção e que eles participem em todas as competições nacionais, provocando o descontrolo dos calendários, com jogos a meio da semana, sem público, sem condições (iluminação péssima em todos os campos) e que vão afugentar os poucos patrocinadores que investem no rugby.

Se a FPR e os Clubes continuarem a insistirem nesta desorganização estão a fazer uma opção, Portugal assume-se como o campeão do amadorismo, do rugby cor de rosa, que já estivemos em 15º no ranking do IRB, agora somos 21º e daqui a uns anos seremos 55º, mas continuaremos a ser bestiais porque os nossos jogadores são uns heróis, amadores sem condições de trabalho, etc., é o eterno discurso do coitadinho.

Estas divagações vêm a propósito do adiamento do jogo da 1ª jornada do Campeonato Nacional – Divisão de Honra, entre o CDUL e o Belenenses, a pedido do clube de Belém e imposto pela FPR ao CDUL e que propõe a realização do jogo em data a meio da semana nomeadamente 13/14 (quarta/quinta feira) de Dezembro

Refere a FPR que em reunião com os Clubes que teve lugar em 26 de Junho foi acordado que só poderiam ser convocados, para o Circuito de Sevens do IRB, até um máximo de 3 jogadores por Clube, para que os jogos do Campeonato Nacional se realizassem normalmente nas datas/jornadas previstas. Surpreendentemente, é ignorada esta decisão e o Belenenses tem 5 jogadores (o CDUL tem 2), na Selecção Nacional de Sevens que está no Dubai e depois vai para George.

Alega a FPR que foi por causa de lesões. Mas não haverá mais jogadores capazes de representarem condignamente Portugal sem ter de recorrer ao Belenenses? Esta confusão também acontece porque a Direcção do Belenenses consentiu ceder mais de 3 jogadores, ninguém os obrigou a tomarem essa decisão.

Esquece-se a FPR de referir que nessa mesma reunião também foi acordado entre a FPR e os Clubes que iriam disputar o Campeonato Nacional da Divisão de Honra que a FPR não adiaria qualquer jogo desta competição sem o acordo prévio dos clubes intervenientes. Mais uma vez a decisão é ignorada e instala-se a confusão.

É um estilo organizacional que me dispenso de etiquetar … e que também era dispensável do rugby.

5 comentários:

Anónimo disse...

que estupidez agora temos uma seleccao que tem imposicoes

miguel rodrigues disse...

Estupidez é fazerem comentários deste tipo, próprio de quem não tem razões para argumentar, para além de não se identificarem...

Isabel Ozorio disse...

Vão ser publicadas fotografias do jogo dos Juniores CDUL-CDUP?

miguel rodrigues disse...

Vão mas provavelmente só 2ª feira porque no computador de casa não consigo pô-las no blog. Parabéns pela vitória.

Anónimo disse...

Hi friends,

How are you and how was the day?

Excellent Information!! If you would like to see more great Tips & Information follow me..........
Discount London Hotels Information
Paris Hotels Information
Best Investment Advice | Online Investment Information
Washington Hotels Information
Meet New Peoples with Free Online Dating Tips
Online Dating Tips
Internet dating advice, safe dating advice
Web Hosting Resources Central
Advertising tips | Effective advertising techniques
Online Casino Games so, please suggest me perfect way to traffic on my websites.

Best Regards,
Travel