terça-feira, dezembro 12, 2006

BLOGS UM NOVO E FORTE MEIO PROMOCIONAL DO RUGBY

É já extensa a lista de blogs sobre rugby, anónimos, pessoais, mais ou menos institucionais, das escolas de formação, de fotografias e até em substituição dos sites dos clubes.

O blog é fácil de construir, fácil de gerir, e é um meio onde qualquer um pode expor as suas ideias sem pedir autorização a ninguém. Por ser muito mais fácil de gerir acaba nalguns casos por substituir parcialmente os sites dos clubes.

Alguns são extremamente sérios e põem à discussão temas importantes para o desenvolvimento da modalidade, o melhor blog sobre rugby é sem sombra de dúvida, o recentemente encerrado e reaberto Belenenses XV, que durante cerca de 6 meses foi, e continuará a ser, uma referência para muitos adeptos do rugby, apesar de ser assumidamente belenense.

Outros, como o autor não é obrigado a identificar-se, são muito irreverentes, levantam questões que todos conhecem, criticam mas não dizem nada porque não se sentem à vontade ou não se estão para chatear, com o blog anónimo podem lançar temas para discussão, sem que sejam incomodados (?), e permitem que os bloggers mandem umas bocas sobre os assuntos. O melhor exemplo é o blog do Zé do Melão que a brincar tem posto as pessoas a discutir sobre assuntos sérios.

Na generalidade, o resto dos blogs são cartões de visita, informativos sobre a actividade dos clubes, ou com pontos de vista pessoais, mas que têm uma enorme importância na divulgação do rugby. Alguns pelo seu cunho clubístico proporcionam fortes discussões entre adeptos de equipas rivais, exemplo o António Aguilar Rugby Blog.

Os blogs têm maior ou menor discussão se o seu gestor permitir os comentários anónimos, assumindo o risco de aparecerem comentários ordinários mas que se podem apagar facilmente. Também existem muitos comentários anónimos espectaculares e que se os autores tivessem de se identificar não os escreveriam. Quando é retirada a possibilidade de os anónimos participarem nos fóruns de discussão, o número de visitas decresce significativamente

Um blogger anónimo escreveu e subscrevo:

“Mas qual é o problema de se escrever anónimo? Não liguem a quem escreve mas sim ao que se escreve”

O pior que pode acontecer é “this post has been removed by the blog administrator”.

Façam blogs, participem nas discussões que são lançadas, esta é uma forma de divulgar o rugby bastante eficaz. De preferência façam-no de forma civilizada e construtiva.

Lista de alguns blogs sobre rugby:

· A verdade do Rugby em Portugal
· António Aguilar Rugby Blog
· Belenenses XV
· Blog dos Iniciados da Agronomia
· Blogue das Escolas de Rugby do CDUP
· Cascalheira Rugby
· Clube de Futebol União Rugby (Madeira)
· Clube de Rugby de Borba
· Clube de Rugby União de Portalegre
· Clube de Rugby do Técnico Formação
· CRAV de Saias
· Escolas do Belenenses
. Focanos
· Galeria de fotografias do CDUP Rugby
· Máfia Verdíssima
· Rugby AAUMinho
· Rugby Académica
· Rugby Agrária
· Rugby do Belenenses Sub 17
· Rugby Feminino SLB
· Rugby Sadino
· Zé do Melão – Crónicas do Rugby Português

7 comentários:

Afonso Nogueira disse...

Desculpa mas falta ai um, é o Blog das Escolas de Rugby do Belenenses, foi um dos pioneiros...

Continuação de bom trabalho!

miguel rodrigues disse...

Obrigado, na notícia já está corrigido, no blog só para a semana.

Rui Silva disse...

Miguel,

No Belenenses XV já removi comentários anónimos. Um ou dois, não sei. Só o fiz porque era de carácter claramente ofensivo relativamente ao seleccionador nacional, chamando-lhe (e passo a citar) «filho da puta».

Ora, como o Belenenses XV é um Blog que tem tido - de acordo com a nossa avaliação - uma postura séria, e como apesar de tudo queremos manter uma certa higiene na forma como as pessoas por lá se expressam, optei por fazer aquilo que achei mais correcto: remover o comentário.

Quem chamou o que chamou ao seleccionador nacional, poderia ter escrito tudo sobre o técnico em questão. Mas NUNCA ofender gratuitamente, ainda por cima sob a capa do anonimato.

Nada tenho contra o anonimato. E acho que as pessoas devem efectivamente ligar mais ao conteúdo do que à assinatura. Agora, quando se ofende, quando se usa meias-palavras e se produzem insinuações (como tem acontecido em torno de árbitros, por exemplo)... Aí sim, creio que se exige frontalidade e coragem, assinando com nome verdadeiro.

Senão... esta crescente e interessante comunidade de Blogs de Rugby podem tornar-se numa espécie de locais de lavagem de roupa suja.

Um abraço
Rui Vasco Silva

miguel rodrigues disse...

Rui,

Concordo plenamente, ninguém deve ofender outro por discordar da sua opinião.

Qualquer pessoa pode discordar das opções do selecionador nacional, e de certeza que já fez opções erradas, mas a competência de tomar as decisões são dele, e no final deste ciclo será certamente feito um balanço e atribuídas responsabilidades e méritos a quem os tem.

Também já apaguei alguns comentários que até nem eram directamente ofensivos mas só vinham provocar, não deixo de dormir tranquilo por isso.

Ainda bem que reabriram o vosso blog.

Um abraço.

Anónimo disse...

para alem do blog do rugby da academica existe outro do rugby da academica de escolas ,muito pedagogico
http://aac-rugby.blogspot.com/index.html

miguel rodrigues disse...

Obrigado pela informação pois ela não estava disponível nem no vosso site nem no blog rugbyacadénmica.

Já estive a ver e irei incluir nos links para a semana.

Irei divulgar a reportagem do jogo entre o CDUL e a Académica do passado fim de semana, junto dos nossos juvenis.

Parabéns.

miguel rodrigues disse...

Depois da chamada de atenção para a falta de alguns blogs pesquisei a web e encontrei mais 8 blogs, para além dos 2 que estavam em falta.

Dos 30 blogs, 10 são de Lisboa, 7 do Norte, 3 de Coimbra, 2 sem localização, 1 da Madeira, 1 de Setubal e 6 do Alentejo (!!!), e de certeza que a lista não está completa.