sábado, dezembro 02, 2006

COMEÇOU O CAMPEONATO NACIONAL DE RUGBY - DIVISÃO DE HONRA

Finalmente começou o Campeonato e já com uma surpresa criando expectativas para uma prova mais renhida.

O Direito foi às Olaias vencer o Técnico por 36-21. A Agronomia bateu o Benfica por concludentes 33-9. O Cascais, que se reforçou bastante este ano (Paulo Murinello, Maxi, ambos do CDUL e Banana do Belenenses entre outros) obteve uma importante vitória sobre o CDUP por 25-12.

O CDUL - Belenenses realiza-se amanhã às 15 horas no Estádio Vasco Pinto de Magalhães, apesar da FPR ter comunicado a sua decisão de adiar o jogo, a Direcção do CDUL não aceita essa decisão porque é ilegal para esse adiamento e porque a mesma é lesiva aos seus interesses.

Poderão argumentar que o adiamento é feito em prol dos superiores interesses da Selecção, mas essa questão foi debatida numa reunião entre a FPR e os clubes (26 de Junho), e foram tomadas decisões para evitar que os clubes fossem prejudicados e o campeonato não sofresse mais interrupções: nenhum clube cederia mais de 3 jogadores à Selecção de Sevens e nenhum jogo seria adiado sem o acordo prévio dos clubes.

A FPR não cumpre, o Belenenses não cumpre (não era obrigado a ceder mais de 3 jogadores, tal como o Direito fez) e decidem dar o dito por não dito, e adiam-se os jogos das duas primeiras jornadas sem dar qualquer satisfação ao CDUL e ao Técnico.

A maneira como tudo aconteceu despertam-nos interrogações sobre as razões que levaram a Direcção do Belenenses a autorizar a ida de 5 jogadores ao Dubai quando podia ter recusado. Será que foi por ter muitos jogadores lesionados, ou por ainda estar à espera de reforços estrangeiros e não lhe convém jogar agora, pois habilita-se a perder pontos contra equipas que não considera do seu campeonato?

Como é que a FPR se vai desenvencilhar deste imbróglio? Não existe nenhuma base legal para o adiamento que impôs a pedido do Belenenses. Também diz o regulamento que os jogadores que estavam impedidos de jogar, não podem ser utilizados quando o jogo vier a ser realizado.

Será que vamos assistir a mais uns atropelos aos regulamentos?

1 comentário:

Anónimo disse...

O que esperam da FPR agora? Que vá voltar atrás?Que dê falta de comparencia ao Belem?
Isso só acontecerá no dia em que algum clube recorra às instancias superiores/internacionais e, com empenho, leve um caso até às ultimas consequencias!Até lá, a FPR, continuará a "pisar e a sentir mole" e, como consequencia, "continuar a pisar"!É uma vergonha, a FPR faz as regras mas é a 1ª, quando não lhe convem ou quando os clubes que mandam na federação assim o ordenam, a esquecer essas regras para beneficio de quem tem influencia e prejuizo dos que se preocupam mais com o rugby do que com os lobbies.
A actuação da FPR nestes ultimos anos leva-nos a pensar se não valerá mais a pena "investir" nos lobbies FPR do que na formação, por exemplo ... ...acho que não, mas temos que lutar até AO FIM para que estas atitudes, para que esta prepotencia, para que a influencia de certos clubes na FPR não seja, pelo menos, tão descarada e escandalosa!