terça-feira, janeiro 09, 2007

VIOLÊNCIA OU AGRESSIVIDADE?

Ainda sobre a polémica do último jogo entre os juniores do CDUP e do CDUL, aconselho a todos os interessados a lerem o excelente post do Rui Vasco, "Agressão, um problema cheio de (triste) actualidade...", no blog Belenenses XV.
Tenham paciência e leiam até ao fim, poderá esclarecer aqueles que ainda não perceberam que não se pretende culpar ninguém em particular, mas alertar para evitar males maiores e para ajudar à correcta formação humana dos jovens jogadores.
Um abraço e continuem a fazer aquilo que fazem bem, JOGUEM!

3 comentários:

Anónimo disse...

caro miguel rodrigues:

depois de ter lido o comentario no blog do cdup, etnho apenas uma coisa a dizer.o caso do cascais nao teve nada a ver! e só entraram pessoas para a pista de atletismo no fim do jogo, quando começaram o problemas entre os jogadores do cdup e do cascais. eu joguei esse jogo! e sei o que é que aconteceu, ate porque o jogo tinha acabado, e no "corredor", que tudo recomeçou..foi algo vergonhoso o que se passou a seguir. jogadores de ambas as equipas a luta, e ai sim desceram algumas pessoas da bancada, e os veteranos, e alguns dos juvenis do CDUP foram la separar, para acabar com aquela palhaçada, é evidente que nem todos os jogadores do cdup tentaram acabar com aquilo acontecendo o mesmo com os jogadores do cascais. um pormenor, um pai de um jogador do cascais foi buscar um taco ao carro...acho que o seu comentario merece uma correcçao!porque esta a passar uma ideia de que a culpa é sempre do cdup! e que os outros jogadores , das outras equipas nunca fazem nada!acho tambem que este assunto tem de ser ultrapassado, fazendo alguma coisa para melhorar a atitude dos jogadores de todas as equipas de Portugal, porque só assim é que este desporto vai evoluir! acho que os muitos casos de violencia desmedida em jogos de rugby tem que fazer parte do passado! O rugby é um desporto agressivo, nao violento!convem sabermos destinguir isto , e , na minha opiniao, continuar a passar esta ideia!

um Abraço!

Guilherme Tomé Ribeiro

miguel rodrigues disse...

Caro Guilherme Ribeiro,

Os comentários que fiz sobre o CDUP - Cascais foram baseados em afirmações de pais de jogadores do Cascais, não sei se correspondem à verdade ou se são exageradas, não tenho nenhum motivo para duvidar das pessoas, assim como não tenho nenhum motivo para duvidar do que me está a dizer, e também não tenho nenhum motivo para fazer do CDUP o mau da fita.

Em todos os clubes acontecem casos parecidos, houve um ano em que os jogos de juniores entre o CDUL e a Agronomia acabavam sempre mal, os jogos entre o CDUL e o Técnico também são conhecidas pela sua dureza que muitas vezes passa das marcas, lembro-me de há 4 anos na Final Four de juvenis jogada nas Caldas, entre a Académica, Santarém, CDUL e Agronomia, repentinamente os jogadores de 4 equipas estavam todos ao murro e pontapé, durou talvez 15 segundos e acabou, este episódio não pode ser desmentido pois está filmado.

Como vê não é um exclusivo do CDUP, mas é fundamental denunciar as situações, alertar as pessoas e precaver problemas futuros, felizmente nunca aconteceu um problema grave, mas se acontecer como é? toda a gente assobia para o lado?

Os directores, treinadores e pais, têm grande responsabilidade como os jogadores são formados e eles têm de ser repreendidos quando passam das marcas, porque senão estamos a desresponsabilizar-nos das nossas obrigações.

Um abraço.

Anónimo disse...

quanto ao que o guilherme diz no seu texto em relação ao cascais só posso dizer que é muito triste só quem lá estava é que pode realmente dizer a verdade.quanto ao taco ou voçê não reconhece as pessoas ligadas ao gdup ou senão anda a brincar ao rugby e para essas pessoas a sempre a opção do ballet que tambem é desporto mas mais para outro genero de pessoas.foi feito uma exposição á federação sobre os tristes acomtecimentos desse jogo ,que inflismente não deu em nada mas enfim é o rugby que nós temos e eu joguei durante 16 anos e numca tinha presenciado nada assim.