sábado, março 24, 2007

CDUL B 18 - Benfica 19 em Juvenis



Primeiro ensaio do CDUL


Abertura para a ponta e...

Segundo ensaio do CDUL


Penalidade transformada

Primeiro ensaio do Benfica

No meio dos postes

Jogada do segundo ensaio do Benfica

Terceiro ensaio do CDUL


Corredor

A primeira final do dia foi um grande jogo, com as duas equipas muito empenhadas em ganhar. A primeira parte foi muito equilibrado e o CDUL chegou ao intervalo a vencer por 5-0, ensaio do Sebastian. No segundo tempo começámos melhor, elevámos o marcador para 10-0 ensaio na ponta do Phil, passado pouco tempo elevámos para 13-0, através de penalidade transformada pelo Tomás Noronha. O Benfica reagiu e marcou um ensaio reduzindo para 13-7. Apesar da boa réplica do CDUL o Benfica com maior poder fisico voltou a aproximar-se com novo ensaio desta vez não transformado pondo o marcador em 13-12.

O CDUL com uma enorme pressão em cima nunca desistiu, continuou a jogar bem à mão e conseguiu, já em período de descontos, marcar um ensaio na ponta pelo António Sampaio Nunes, não transformado e que nos pôs em vantagem 18-12. Quando todos esperavam que o árbitro desse por terminado o jogo (já passavam 8 minutos da hora), o Benfica conquistou a bola de reposição jogou largo e conseguiu marcar um ensaio debaixo dos postes que foi transformado, e que deu a vitória ao Benfica. Apitando logo a seguir António Moita para o final do jogo.

Parabéns às 2 equipas que deram um bom espectáculo e lutaram até ao fim pela vitória.

25 comentários:

Anónimo disse...

grande CDUL B, hoje mostraram raça e mostraram rugby..claro que como so ha uma pessoa com apito é impossivel vencer tantos obstaculos,ninguem avisou o arbitro que a mudança de hora era so na noite de sabado para domingo??

Anónimo disse...

o que o arbitro fez ontem foi uma enorme falta de respeito e algo que nao se esperava vindo de quem veio. Como é possivel um arbitro internacional querer à força que o SEU clube vença? Ou que o clube que ele mais "adora" perca? E isto ainda é nos juvenis...O riso dele no fim foi o choro de miudos que mereciam a vitoria! Continuem meus putos que sabemos que têm muita qualidade

Anónimo disse...

Só com árbitros destes é que nos conseguem fazer perder.Grande CDUL B.

Anónimo disse...

Se a 2ª parte nao tivesse tido 42 minutos em vez de 30 minutos o resultado seria Cdul B- 18 Benfica - 7 ou seja o Cdul B seria o vencedor!

Anónimo disse...

O MVP deste jogo foi o GRANDE arbitro Moita por dar mais 12 minutos para que os do Benfica conseguissem ganhar!

Anónimo disse...

Saudaçoes benfiquistas,

e voces sao todos uma cambada de imbecis que nao sabe perder pela terceira vez consecutiva connosco! o a'rbitro nao interferiu nadano resultado e se voces jogam num jogo com o tempo ai' assim nao vao nada longe meus caros adversa'rios!
, aliaz o sr. arbitro antonio moita e' considerado um dos melhores arbitros nacionais e ,neste caso, nem foi o arbitro seleccionado para este jogo.



allez benfica!

P.S: Um reny para a asia nao?!

Anónimo disse...

Mal em perder e' para os derrotados! pdeviam ensinar os vossos jogadores que perder ou ganhar e' uma virtude! mesmo perdendo vai se corrigir os erros e levantar a cabeça nunca desistir . agora atirarem a culpa para cima dos arbitros isto e' um vergonha ( ja' parece futebol) assim e' que os jogadores vao pensar mal deste GRANDE desporto que e' o rugby.

miguel rodrigues disse...

Essa expressão de cambada de imbecis é própria de quem não sabe ganhar, talvez tenha alguma pedra no sapato? Talvez a vitória não esteja a ser tão saborosa como devia ser?

Quanto à afirmação "já parece o futebol", acho que são os dirigentes do Benfica é que devem pensar seriamente na sua forma de estar no rugby, porque utilizar juniores nos juvenis é um bocado esquisito, não é?

Se querem vir aqui ao nosso espaço dar lições de moral é bom que não tenham telhados de vidro, porque arriscam-se a ouvir coisas que não vão gostar.

O CDUL perdeu porque não conseguiu impedir a marcação do último ensaio do Benfica, e o jogo acaba quando o árbitro apita para o final, mas que foi marcado 10 m depois da hora sem qualquer justificação foi.

Parabéns ao Benfica que apesar de estar sempre em desvantagem nunca baixou os braços e acabou por dar a volta. Tiveram uma excelente atitude, assim como os nossos jogadores.

Quanto aos jogadores do CDUL é normal que sintam alguma frustação e incompreensão pelo que aconteceu, mas isso não quer dizer que não sejam desportistas e não saibam perder. Aliás, estou convencido que os posts não são de jogadores, até pela forma como estão escritos, sem erros e sem aquela linguagem que os jovens normalmente utilizam.

É uma equipa muito jovem, a maioria tem 15 anos, e tem uma enorme margem de progressão, ainda hão-de jogar-se muitos jogos entre estas equipas e portanto terão oportunidade para se desforrarem.

Os nossos jogadores estão de parabéns, eles são o garante da continuidade do nosso projecto.

Força CDUL

Anónimo disse...

por acaso ate' sao de jogadores aliaz de um jogador do benfica juvenil!

Anónimo disse...

Caro Miguel Rodrigues

Após leitura atenta do seu comentário no blog CDUL-Rugby Formação, reparo com preocupação, que apesar do excelente trabalho dos Escalões de Formação do C.D.U.L., dos últimos anos, os seus atletas continuam a não saber perder.
Relembro os meus tempos de jogador ( e falo á vontade porque aí joguei durante 5 épocas ) quando ganhavam iam ao Bar do E.Univ. quando perdiam desapareciam ...

Além deste facto reparo ainda em 3 inverdades no seu comentário:

1ª Porque é que não comenta que ultimo ensaio do CDUL foi muito duvidoso ( penso que o jogador tocou na bandeirola antes de marcar o ensaio ) e foi por mim validado após consulta ao Bernardo Cauppers ?
2ª Na bola de reposição que refere o Benfica ter jogado largo, não´é verdade. De facto o jogador do Benfica que marcou o ensaio, passou por, pelo menos 6 ou 7 jogadores do C.D.U.L., que falharam as placagens, algumas delas até bastante fáceis.
3º Não sei nem NUNCA me interessa o tempo que dou de desconto. Limito-me a parar o cronometro quando se justifica ou seja quando há lesões, quando a bola está do lado de lá da rede e ninguém vai busca-la ( situação que como ambos sabemos aconteceu pelo menos umas 4 vezes durante o jogo em causa )e noutras situações identicas.
Mais informo e para que não restem duvidas ( não se esqueça que pôs em causa, por escrito, a minha honestidade ) que quando do ultimo ensaio do CDUL no meu cronometro
havia 28m55s de jogo. Foi efectuado a tentativa de transformação e quando o Benfica fez o pontapé de recomeço o meu cronometro marcava 29m50s. Como penso que sabe, um jogo de Raguebi só pode acabar com bola morta, como tal o jogo teria que prosseguir até há paragem seguinte e só caso essa paragem não fosse por uma houvesse nenhuma penalidade. Foi o que aconteceu.

Como tal aconselho-o a treinar melhor as placagens, e convido-o a frequentar a Escola de Arbitros da Associação de Raguebi do Sul onde terei todo o gosto em o observar/supervisionar.

Cumprimentos

António Moita

Anónimo disse...

Sabe mesmo bem ser levado ao 'colo' ate a final e depois ainda ate a vitoria! Grande Benfica contiunuem assim!

miguel rodrigues disse...

Anónimo,

Não percebestes estava a falar dos nossos jogadores (CDUL).

Anónimo disse...

Caro António Moita,
não vou discutir nenhum aspecto de arbitragem, apenas venho dizer que não me parece correcto um árbitro vir escrever para um blog a seguinte frase:
"Após leitura atenta do seu comentário no blog CDUL-Rugby Formação, reparo com preocupação, que apesar do excelente trabalho dos Escalões de Formação do C.D.U.L., dos últimos anos, os seus atletas continuam a não saber perder.
Relembro os meus tempos de jogador ( e falo á vontade porque aí joguei durante 5 épocas ) quando ganhavam iam ao Bar do E.Univ. quando perdiam desapareciam ..."
Ao generalizar o que se passava com a sua equipa para para todas as equipas desde então, além de estar a cometer uma tremenda injustiça que como ex-jogador não aceito, está a demostrar que tem algo de muito pessoal contra o clube.
Acrescento que existe um valor muito próprio no Rugby que é o da Solidariedade, algo que não está a respeitar quando vem para espaços públicos criticar todos os seus ex-companheiros.

Anónimo disse...

Caro Diogo Matos Chaves e ex-colegas

Desculpe(m) se generalizei. De facto reconheço que não o deveria ter feito, mas como no jogo quando falhávamos um passe ou na arbitragem quando interpretamos mal um lance, já não é possivel voltar atrás.
Quanto ao que afirma sobre eu ter algo de muito pessoal contra o clube , está completamente enganado. De facto ter uma opinião sobre um comportamento pós derrota
é bem diferente do que afirma. Posso inclusive adiantar que após a minha saida do clube, já por diversas vezes o representei em veteranos.
Posto isto informo que não escreverei mais neste blog.

Cumprimentos

António Moita

Anónimo disse...

Sr. Arbitro António Moita

Só uma dúvida , voçe não deveria ter avisado os jogadores do C.D.U.L. quando estava nos 30 minutos? É que não avisou, e nem disse o tempo que faltava ao capitão do C.D.U.L nem ao fiscal de linha. Não acha isso indecente?

Anónimo disse...

Esta polémica que se gerou tem apenas um culpado. A FPR! Como é possivel fecharem os olhos a ilegalidades como as que o benfica anda a fazer? Juniores nos juvenis é mesma coisa que seniores nos juniores. Se dizem que os juniores jogaram pelos juvenis por nao saberem jogar, entao meto um senior de 150kg que corra imenso, a jogar pelos juniores que ngm o para...e depois, ah, ele nao sabe jogar...Digo a FPR pq nao devia permitir situaçoes desta. Se bem que a atitude do Benfica devia ser, obviamente, de não cometer essa ilegalidade! O que vale ao Benfica e seus responsaveis (secalhar) é que o sucesso da selecçao "deixe andar" esta vergonha.

Anónimo disse...

Parabéns ao Benfica porque ganhou a final.
Parabéns ao CDUL porque deu excelente réplica.
Não assiti ao jogo mas pelo resultado vejo que foi empolgante.
Se o CDUL não ganhou foi porque não conseguiu, e estou certo que tudo fez para o conseguir. Não me parece pois correcto que se procurem desculpas na arbitragem.
Quando eu jogava sempre ouvi dizer que o jogo só termina quando o arbitro apita para o seu final.
O António Moita foi jogador do CDUL e é um excelente arbitro. Não culpem o Moitinha pelo facto de não terem conseguido ganhar.
Um jogo de rugby tem muitos intervenientes. Treinadores, jogadores, dirigentes, delegados ao jogo, etc e pelo que leio o único que comete erros é o arbitro. Será que os outros não fazem erros. Eu pessoalmente não acredito em super-homens.

miguel rodrigues disse...

Caro António Moita,

Não tenho por hábito criticar levianamente os árbitros (nem ninguém), até porque como nunca joguei existem muitos aspectos que tenho dificuldade de ajuizar. Por outro lado, acho que arbitrar é muito difícil, e que ainda não existem muitos árbitros de qualidade em Portugal, pelo que devemos todos ser bastante comedidos nas críticas que fazemos. Como nota pessoal deixe-me referir que considero que faz parte do lote dos bons árbitros portugueses.

Mas tal, não impede que faça considerações sobre aspectos gerais como fiz relativamente ao tempo, que continuo a considerar excessivo, e faço-o sem qualquer intenção de pôr em causa a sua idoneidade.

Quanto às suas observações acho que tem toda a razão no que diz respeito à jogada do fim, mas nunca foi posta em causa a legalidade da mesma; quanto à do ensaio do CDUL, não me posso pronunciar, pois se ler/ver a notícia verá que uma das fotografias, tiradas por mim, retrata esse momento, por isso não tenho qualquer capacidade para fazer um juízo de valor. Mais uma vez acho que compete ao árbitro validar ou não.

Surpreenderam-me os seus comentários sobre a falta de desportivismo dos jogadores do CDUL, os juvenis apesar de tristes e algo revoltados com a situação, não deixaram de fazer o corredor aos jogadores do Benfica e não são comentários anónimos que caracterizam o CDUL e os seus atletas.

Já o referi num comentário anterior:

“O CDUL perdeu porque não conseguiu impedir a marcação do último ensaio do Benfica, e o jogo acaba quando o árbitro apita para o final, …

Parabéns ao Benfica que apesar de estar sempre em desvantagem nunca baixou os braços e acabou por dar a volta. Tiveram uma excelente atitude, assim como os nossos jogadores.”

Cumprimentos,

Miguel Rodrigues

Anónimo disse...

O comentário do António Moita, dirigente e treinador do rugby do Benfica e árbitro, tem muito que se lhe diga.
Quem o lê pode pensar que está perante alguém que defende a legalidade acima de tudo, que não comete ou pactua com desrespeito pelas regras, que defende acerrimamente o rugby como formação, principalmente nos escalões mais jovens.
Efectivamente assim não é!

Factos :
» No jogo da 2ª volta do CN , na Sobreda, entre SLB e CDUL-B, conferi cuidadosamente o Boletim de Jogo, onde apenas constavam os nomes e nºs de 16 juvenis e 3 iniciados.Quando estava a decorrer o jogo, o António Moita disse-me que era um problema jogar ali, que tinham dificuldades em arranjar jogadores e QUE ESTAVAM A JOGAR COM ALGUNS JUNIORES!!!!!!! Disse-lhe que discordava e que o mais grave era que no boletim nada disso constasse.
Nota : como era uma informação dada a título particular, entendi, na altura, não a utilizar.
»Vim depois a saber que o SLB, ao longo do campeonato nacional de juvenis, utilizou jogadores juniores (um de 2º ano!) nos jogos, pelo menos, contra Santarém (2 jogos), Agronomia, Setúbal, Belenenses e CDUL (2 jogos)!
» Antes da final de juvenis do “Grupo dos não apurados” resolvi telefonar ao António Moita para que nesse jogo não se voltasse a repetir a utilização de juniores.
» Para grande espanto meu, nesse telefonema o António Moita teve afirmações como:
- "Estou-me a marimbar completamente para isso",
- “Vou jogar com quem for aos treinos, independentemente de serem juvenis ou juniores”
- Mesmo depois de ter mostrado a minha surpresa face à sua posição de desrespeito pelos regulamentos, principalmente sendo ele Dirigente do SLB e árbitro da Liga de Honra, disse que não ligava a isso, a única coisa que o preocupava era o futuro do seu clube e garantir a construção de uma equipa para o futuro, que "isto das regras era muito subjectivo"
- Mais disse que iria jogar com 1,2 ou 3 juniores, com os que tivessem a treinar, que, se eu quisesse, protestasse o jogo

Que dizer destes factos?

Quem, como dirigente, como treinador, como formador, assim pensa e actua, que moralidade tem para fazer comentários como os que fez??!!!NENHUMA!

Qual a moral dele para vir falar em saber perder ou ganhar quando defende e pratica ilegalidades?

Não tem jogadores? Tem sim, se utilizar iniciados em vez de juniores, tinha equipa e era legal; porque não o fez? Porque optou pela ilegalidade?
Porque era mais difícil, não é? Sem juniores, se calhar, nem com uma 2ª parte com 40m conseguiam, e esse risco ele não queria correr … e depois vem falar em “saber” perder!

Que dizer quando um dirigente, treinador e árbitro, defende e pratica ilegalidades?

Que dizer quando alguém responsável por formar pessoas defende a prática de ilegalidades? Isso é FORMAR ?

Nada está acima das regras, muito menos o “querer salvar o nosso clube”!
Com que autoridade/moral impede ele (quando a arbitrar) a marcação de um ensaio em falta se o jogador lhe disser que esse ensaio era para manter o seu clube na divisão “X” senão o clube acabava?! Não comete ele ilegalidades com a mesma desculpa?

É claro que defendemos que quantos mais miúdos jogarem rugby melhor, que quantos mais clubes houverem melhor … …mas não a qualquer custo! As regras são para se cumprir, senão qual o futuro do Rugby? Senão como e por onde nos regemos no mundo do rugby? Se cada clube fizer o que acha que está certo e não o que diz nos regulamentos , como vai o rugby continuar em Portugal?

Como pode alguém que tem como uma das suas funções no rugby fazer cumprir as regras dentro de campo, ter este tipo de atitudes?

Está o António Moita, ao permitir que jogadores juniores joguem em juvenis, NÃO constando dos boletins de jogo, a ser honesto ?Cometer sistematicamente uma ilegalidade, é honesto ?

Seja qual for o passado de uma pessoa no rugby, quando se chega a este ponto, acho que essa pessoa já está a mais! Se assim não for, são aqueles que prezam o cumprimento das regras, a formação, a legalidade que já nada tem a ver com este desporto!


Formar é, também,fazer ver aos jovens jogadores que tem que respeitar as regras e respeitar quem está lá para as fazer cumprir, mesmo que não se concorde com as suas decisões.

Formar não é, de certeza, preencher boletins de jogo com juvenis e iniciados e pôr juniores a jogar.

Algo está muito mal quando uma pessoa com os cargos e responsabilidades do António Moita pensa, pratica e defende estas ilegalidades!


Quanto ao jogo de sábado:
É claro que foi a equipa do CDUL que permitiu que o Benfica (com grande atitude) desse a volta ao resultado, é claro que foram os jogadores do CDUL que não placaram … …mas é igualmente claro que um jogo de juvenis, que correu sem grandes paragens (mesmo que a contagem das 4 bolas para fora esteja correcta) não pode ter 10 minutos de descontos numa só parte, como é claro que só deviam ter jogado juvenis ou iniciados!
Este facto foi constatado por pessoas afectas ao jogo que se seguia (Agronomia x Santarém) que no local mostraram a sua surpresa.
Mas que fazer quando o árbitro diz: “não sei nem NUNCA me interessa o tempo que dou de desconto”? Então rege-se pelo quê? Pelo resultado? Como é possível dizer isso!

Comentar a validade do ultimo ensaio do CDUL ?! Duvidoso? Para quem? O árbitro tem que decidir, quando muito consultar o fiscal. Foi o que foi feito e confirmado o ensaio …. a que propósito vem isso? A alternativa era não validar um ensaio em tudo legal; essa alternativa também existe? Porquê comentar?

Uma palavra de desagrado para a FPR que sabe o que o SLB fez ao longo do campeonato nacional e nada fez … …
Depois admiram-se que haja dirigentes de clubes (não estou a falar do SLB) que digam: para quê cumprir os regulamentos se ninguém fiscaliza?

Anónimo disse...

bla

Anónimo disse...

Caupers

É menos grave o que o Moitinha fez, do que tu fizes-te aos juvenis do Belenenses B.
Ele ainda tenta que haja mais atletas e perpetuar o seu clube.
Tu não. Tentás-te e talvez tenhas conseguido acabar com o Belenenses Be quem sabe com potenciais futuros jogadores.
PARABENS
DESAPARECE, VAI PARA A TUA TERRA.

Anónimo disse...

Sou adepto do CDUL e acho totalmente injusto os comentários que se fazem sobre o António Moita. O António Moita foi jogador do CDUL e sempre mostrou ser uma pessoa integra e de principios.
É lamentável que algumas pessoas ligadas ao CDUL (será mesmo que estão ligadas ao CDUL?)façam afirmações completamente descabidas. Estou certo que a maioria dos adeptos do CDUL não concordam com esses comentários.
Só peço ao António Moita para não dar importância aos comentários.

Anónimo disse...

adeptos do Belem, adeptos do CDUL ... ....que idiotas, são é adeptos da anarquia
entao as leis nao sao para se cumprirem?é só qd dá geito?só qd nao afecta os n/s clubes é q se cumprem?
tenham juizo, cumpram as leis e façam-nas cumprir!nao sejam idiotas

Anónimo disse...

é inacreditavel..isto é muito simples meus amigos..por um lado um que nao cumpre as regras, que diz que se está completamente a marimbar para as regras; por outro, um que tá apenas a tentar que se cumpram as regras e que seja "castigado" quem nao cumprir..Quando a FPR estabelece um "caderno" com regras sobre as competições espera.se que sejam TODAS cumpridas. Ora, já que a FPR nao vê se elas sao cumpridas ou não, e já que, felizmente, uma pessoa viu que duas equipas nao estavam a cumprir as regras protestou e bem junto as pessoas competentes. Isto pode ser ainda mais simples visto desta maneira: se uma pessoa for a guiar bebado, se for apanhado é "castigado". E pq? pq existe uma regra/lei que diz que nao se pode guiar bebado.
Malta, sinceramente nao percebo pq se defende uma causa que seja de nao respeitar as regras, mesmo que isso impeça de jogar alguem..
anonimo 11:51 PM, se és do cdul certamente conheces o ze maria, portanto nao venhas para aqui mandar bocas (será mesmo que estão ligadas ao CDUL?) e vai falar directamente com ele ou eles (a quem te tiveres a referir). Ao não teres coragem para ir falar 1º ou pelo menos para meteres o teu nome, é pq se calhar tb nao es do cdul.. Quando aldrabar o boletim de jogo é defensavel por alguns de voces é pq o rugby está muito, mas mesmo muito mal...

António Mo(e)ita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.