terça-feira, novembro 06, 2007

Breves

O rugby está a brilhar vamos aproveitar?


A participação de Portugal no Mundial de Rugby e a sua transmissão televisiva deram um impulso enorme ao crescimento que já se vinha a verificar nesta modalidade. Esse crescimento é bom mas tem de haver um esforço muito grande das estruturas responsáveis para que não passe de um momento. Para reflexão chamo a atenção para alguns aspectos negativos:

Convívios:

Defendo que está na hora de repensar os Convívios Nacionais, para que não continue a acontecer o que já vem sucedendo nos últimos convívios. Existe uma grande preocupação em mostrar que o rugby é uma modalidade com muitos praticantes jovens e então juntam-se centenas de jovens que vêm de todo o país para participarem nos convívios nacionais. Percorrem centenas de km, estão horas em viagem e depois jogam 2/3 jogos de poucos minutos. Se por um lado mostramos muitos praticantes, por outro desmotivamos os jovens e os clubes que vêm de longe e quase não fazem aquilo que mais gostam: jogar!

Acho que a aposta no "small but beautifull" é preferível, convívios regionais com poucas equipas mas com muitos jogos. Para não marginalizar os clubes fora de Lisboa em cada convívio regional haveria sempre uma ou mais equipas convidadas de outras regiões. 1 ou 2 Convívios Nacionais, 1 no Inverno outro na Primavera e porque não dar-lhes um cariz competitivo? Qual é o mal, desde que dirigentes, treinadores e pais saibam transmitir aos jogadores a mensagem correcta?

Sub 16, equipas B

É inadmissível que a FPR ainda não tenha decidido o que fazer com centenas de miudos que estão à espera que S.Exas. (desculpem o termo mas acho inacreditável o tempo que estão a demorar) façam não sei o quê para começarem a competir!

Comunicação

Continua a ser o calcanhar de Aquiles da FPR que teima em não perceber a importância de uma comunicação forte e eficaz para a divulgação do rugby. Aproxima-se o primeiro jogo de Portugal em casa e logo contra a Roménia vamos ver se com a experiência vivida em França pelos nossos dirigentes se alguma coisa vai melhorar.

Inscrições

Na semana passada a FPR emitiu um comunicado sobre os boletins de jogo e a obrigatoriedade de só poderem jogar atletas inscritos. É um assunto sempre polémico porque continuamos a insistir que o rugby é uma modalidade amadora, os dirigentes são voluntários e não devemos impedir que os jogadores joguem, etc., etc.

Para além das razões referidas no comunicado da FPR, é tempo de acabar com esta lamechiche, se os dirigentes são voluntários no rugby talvez seja altura dos clubes investirem em dirigentes pagos, que lhes façam o trabalho com competência, e trazerem menos jogadores estrangeiros. Mesmo que não seja essa a via, não percebo porque é que noutras modalidades estas regras básicas são aplicadas sem contemplações e no rugby não.

Estamos a falar de assuntos sérios: a segurança de jovens atletas com a qual não se pode brincar e com uma seriedade organizativa fundamental para a acreditação da modalidade junto do público e de investidores.

Campos

É uma questão fundamental para o desenvolvimento do rugby e muitos clubes continuam a debater-se com este problema básico: falta de campo para treinar e para jogar. Compete aos dirigentes do rugby nacional (FPR, ARS, ARN, clubes, etc.) encontrar soluções, pressionar o Governo, Câmaras, etc. para ultrapassar este problema, julgo que não existe uma estratégia concertada.

Os casos mais falados são o do Évora e do CDUP, mas outros existem e preocupantes, para além do nosso, existem os clubes como o Benfica e o Belenenses que entre várias modalidades também têm secções de rugby com enorme tradição, mas que são tratadas como se de filhos engeitados se tratassem.

É pena que clubes com a dimensão dos referidos nada façam por uma modalidade que em todo o mundo está a crescer e que os maiores clubes da europa começam a olhar de outra forma, veja-se o caso do Real Madrid. Não se compreende que modalidades como o rugby que quase nada custam aos clubes não possam dispôr de infra-estruras para a sua prática porque o futebol abarca tudo.

No caso do Belenenses é ainda mais incompreensível porque estamos a falar de um histórico sempre candidato a campeão, com uma das melhores e maiores escolas de rugby do país. Como é possível o clube ignorar mais de 400 praticantes, provavelmente são mais que os praticantes de futebol. Referi específicamente o caso do Belenenses porque hoje "atletas e pais concentram-se pelas 18:30 horas junto à secção de Rugby, no sentido de sensibilizar a Direcção do clube para a precária situação em que se encontra o Rugby belenense, prestes a cumprir 80 anos repletos de títulos e prestígio."

Todos afirmamos que o rugby tem inúmeros valores, será que a solidariedade também faz parte? Quem quiser solidarizar-se com a causa belenenses será concerteza benvindo pelos nossos amigos de Belém.

12 comentários:

Anónimo disse...

Position: Flanker
Physical: 184cm, 103kg
Born: 13.05.1979, Auckland NZ
Club: Eastwood
ARC Caps: 2
ARC Points: 0
ARC Debut: N/A


Nicknamed “G-Shock” for the ferocity of his defence, flanker Gareth Palamo has been a consistent performer at club level over many seasons, both in Australia and in stints in France and Italy. Known for having turned a game with one hit – that on Sydney University centre Tom Carter in the 2006 Shute Shield Final – Palamo could have a similar impact on the Mazda ARC.


Este só pode ser bomba!

Bora CDUL

miguel rodrigues disse...

Falta dizer que nos últimos meses esteve a jogar nos Rams, na Austrália a disputar o ARC, mas lesionou-se num treino (partiu um braço) e não teve a oportunidade de jogar os jogos decisivos do campeonato australiano.

Anónimo disse...

é o novo jogador do Cdul?! Asa?!? tem 28 anos, logo já tem muita experiência.Junta-se ao nosso pilar e ao centro, ficamos com 3, o que é bom.
O SLB foi buscar 3 estrangeiros, um talonador, um asa e um arrier. A Agronomia tem tb 3, o Lubbe,Conrad e Le Roux.
O Direito tem o Acosta, só!??
O Cdup penso que só tem o pilar Lello.

O Cascais tem 4 estrangeiros, Maxi mais 3 neozelandeses.

A Académica não faço ideia.

O Belem até agora tem um pilar e um formação/abertura/talonador.

Afonso Nogueira disse...

Miguel pedimos que divulgue esta informação, hoje CONTAMOS COM TODOS:

http://belenensesrugby.blogspot.com/2007/11/contamos-com-todos.html

Anónimo disse...

Voltando ao assunto do COMMENT do autor:

17 equipas de sub-16 sem competição na 2a.semana de Novembro!!

SERÁ ISTO NORMAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quem é o responsavel ou antes IRRESPONSAVEL que depois de se conseguir um numero nunca visto de jovens inscritos não os deixam jogar??!!

Acho que os clubes deviam no MINIMO escrever uma carta para a FPR a pedir satisfações acerca disto.

Acho que é a maior prova até hoje da INCOMPETENCIA da FPR.

Afonso Nogueira disse...

"Formar e Competir. Sem formação todos os projectos futuros serão postos em causa. Sem competição não poderá haver progresso"
Tomaz Morais

Setembro foi o mês de grande expansão do rugby nacional, com os olhos postos no mundial vários foram os curiosos que acorreram aos clubes. O CFBelenenses não foi excepção e o número de jogadores aumentou exponencialmente, batemos todos os recordes de ocupação do campo: 300???jogadores num só dia de treinos...

Com este aumento fomos obrigados a criar no escalão sub16 um grupo que baptizámos de "adaptação ao meio", onde cerca de 30 miúdos todas as terças e sextas aprendem os gestos técnicos básicos do Rugby. Este grupo tem treinado à parte dos jogadores que na época passada já pertenciam à equipa e que este ano já participaram no Torneio de Abertura (equipa A e equipa B). As evoluções dos debutantes ao nível da compreensão do jogo e da técnica individual têm sido notórias de sessão para sessão. No nosso entender estes miúdos podem, têm e DEVEM jogar contra outros clubes para progredirem em termos técnicos e tácticos.

Para além do belenenses existem outros 16 clubes inscritos na série B do Campeonato sub16 (Santarém, Benfica, Lousã, St. Julians, Montemor, Loulé, Vitória, Belas, Caldas, CDUL B, CDUL C, Agronomia B, CDUP B, Belenenses B, Técnico B, Direito B, Cascais B), à espera da oportunidade de ser «divulgado o modelo regional triangular» por parte da FPR

É nossa filosofia competir com TODOS os jogadores, um dos nossos lemas é "uma equipa joga como treina", ora se uma equipa não joga também não pode treinar...não temos o direito de privar os nossos atletas de evoluir e essa evolução passa sem qualquer tipo de dúvida por competir com equipas do seu nível.

Afonso Nogueira disse...

in site da FPR:

2007.11.6
SUB 16 - GRUPO B - REUNIÃO - 12 NOV.

No dia 12 de Novembro, pelas 18h30, na sede da FPR, realiza-se uma reunião para definição do modelo competitivo a adoptar para o grupo B dos sub16.

FM

Anónimo disse...

O CDUP contratou mais 1pilares, um argtentino, outro chileno....va se la saber pq...osavançados deles sao bons, os 3/4 é que precisavamde reforço!

Anónimo disse...

SÉRIE B (17 equipas)
Sistema Competitivo: Regionais triangulares, de 15 em 15 dias, seguido de Fase final em modelo a definir.
Sistema de pontuação: Tipo Super Twelve
Equipas inscritas: (17) – Santarém, Benfica, Lousã, St. Julians, Montemor, Loulé, Vitória, Belas, Caldas, CDUL B, CDUL C, Agronomia B, CDUP B, Belenenses B, Técnico B, Direito B, Cascais B
Nota: Oportunamente será divulgado o modelo regional triangular.
FM

isto foi colocado na página da FPR, que irresponsabilidade.... convocam os clubes para que?? o sistema competitivo ja esta elaborado agora façam o emparelhamento das equipas.

não será dificil.....

Salvador como te entendo...

Anónimo disse...

SUB 16 - GRUPO B - REUNIÃO - 12 NOV.


"No dia 12 de Novembro, pelas 18h30, na sede da FPR, realiza-se uma reunião para definição do modelo competitivo a adoptar para o grupo B dos sub16.

FM"

MEUS AMIGOS OUTRA REUNIÃO!!

Quando tudo estava definido, e depois de ja terem tido uma reunião com os clubes, e depois de terem decidido o tipo de torneio.. agora vão marcar nova reunião!

Para mim e deixando-nos de falinhas mansas, isto em qualquer organização privada dáva "despedimento por justa causa" ou "Processo disciplinar"

Este assunto é contra tudo aquilo que se tem dito acerca do que precisa o Rugby Portugues, e estes senhores andam a brincar.

Estamos a flar de cerca de 500 miudos que não praticam Rugby por INÉRCIA da Federação, orgão maximo da propria modalidade.

Já nem é Caricato, é mesmo INACREDITAVEL!!

Responsaveis: Mesquita, Nicolau, e em ultima instancia o Didio por deixar passar esta situação.
E não venham dizer que foi por o salvador ter saido que isto se complicou, porque quando o salvador saiu ja estava definido, so faltava o sorteio.

Anónimo disse...

finalmente falam das equipas B's com interesse e deçisao e nao como se fossemos pretos ... mais vale tarde do que nunca nao e verdade. ora portanto a tal reuniao é dia 12 , e nesse dia ja terao passado 3 e repito 3 jornadas do campeonato das equipas A's . felecito o grandioso miguel por ter divulgado esta noticia porque senao a fpr continuaria na mesma e as equipas B's continuariam a contentar-se com os jogos de treino durante o ano todo, e sabe-se la se nessa tal reuniao se vao definir quem é que joga contra quem

Anónimo disse...

Miguel,

«Para além das razões referidas no comunicado da FPR, é tempo de acabar com esta lamechiche, se os dirigentes são voluntários no rugby talvez seja altura dos clubes investirem em dirigentes pagos, que lhes façam o trabalho com competência, e TRAZEREM MENOS JOGADORES ESTRANGEIROS.»

Apoiado!!!