quarta-feira, janeiro 30, 2008

Campeonato Ibérico

A criação de um Campeonato Ibérica é sem dúvida do maior interesse para o desenvolvimento do rugby nacional, mas a sua criação tem enormes consequências nas competições nacionais e na vida dos clubes.

Não se pretende entrar em criticas fáceis a quem muito se esforçou para que surgisse uma boa base de trabalho para o futuro Campeonato Ibérico, mas sim abrir um debate onde todos poderão dar um contributo para um projecto que poderá ser extremamente importante para o rugby nacional.

Artigos sobre este assunto:

http://www.agronomia-rugby.com/Noticias/mostrarnoticia.asp (Cantinho do Presidente de 26.01.08)
http://www.zonarugby.com/2008/01/27/comunicado-oficial-acr/#more-1124
http://www.rugbyfun.com.ar/nota.asp?not_codigo=61347
http://dropgoal.blogspot.com/2008/01/desvalorizao-da-diviso-de-honra.html

Neste post poderão dar os vossos contributos, ao lado está um inquérito sobre alguns aspectos mais específicos.

39 comentários:

Anónimo disse...

Um campeonato Ibérico é 1 boa ideia.

Pensar q esse campeonato levará ao aparecimento de equipas profissionais em Portugal é que é irrealista.

Na 1ª edição talvez o mais sensato fosse ter só 6 equipas (as 3melhores classificadas de cada país), 2 voltas. 3 deslocações a Espanha.

No final, avaliação cuidadosa dos resultados financeiros e com base nessa avaliação planificar a 2ª edição.

Anónimo disse...

OFF TOPIC

"alguem me poderia dar informaçoes sobre o culbe de rugby de beja sff?"

Fonte: Rádio Pax 02-Nov-2007

Desportivo de Beja cria secção de rugby

O Desportivo de Beja criou recentemente uma secção de Rugby. A tomada de posse dos novos dirigentes ocorreu na passada 4ª Feira. Depois da presença da selecção portuguesa no mundial de Rugby em França, muitos tem sido os clubes e os jovens interessados em constituir secções desta modalidade um pouco por todo o país.

Em Beja, os primeiros passos foram dados pelos alunos da Escola Superior Agrária, num projecto que culminou com o casamento com o Desportivo de Beja, que criou condições de trabalho aos cerca de 45 praticantes de Rugby que existem na cidade. O local dos treinos é no estádio Flávio dos Santos.
O principal objectivo passa por criar uma equipa de seniores mas o projecto inclui também num futuro próximo a criação de escalões jovens.


Blog do clube:

http://desportivodebejarugby.blogspot.com

Anónimo disse...

Parece-me indiscutível a necessidade da criação de uma prova mais competitiva e mais espectacular, pelo que a solução mais imediata, é a competição ibérica.
Embora não acredite que as equipas portuguesas possam enveredar por uma profissionalização,a verdade é que é preciso caminhar nesse sentido, ou , pelo menos, para uma semi-prifissionalização.
Não podemos ignorar que hoje em dia todas as equipas principais têm 4, 5 ou 6 profissionais. Bem sei quem nem todos o assumem, mas é a realidade.
Um campeonato com as características das propostas, penso que por Agronomia, é muito bem conseguida. Em dois anos, todos os clubes nacionais podem vir a competir no Campeonato Ibérico. Foi uma conquista e um passo enorme . Os espanhóis já confirmaram e os nossos clubes dispõem-se a fazê-lo. Estão de parabens, o EngºAmado da Silva, pela proposta e pelo empenhamento, bem como do Dr. João Queimado, do Dr. Manuel da Costa e do Dr. Mário Santos, além dos outros clubes, particularmente ,o Cascais ,Técnico e o Arcos de Valdevez , pelo apoio inequivocamente expresso.
Não há que ter receio. O enquadramento que se espera vir a criar com este campeonato , tem pouco a ver com o actual.Os apoios vão ser outros ( têm que ser.. ).
A visibilidade será completamente diferente, mas muito vai depender de nós simples amantes do rugby. Vamos ter que marcar presença!
Eu acredito.

Anónimo disse...

e quem és tu?

Anónimo disse...

Ainda cá fica alguém para jogar a D.H. com isto?

Anónimo disse...

É preciso ser feito um bom planeamento para que o campeonato iberico se confirme, mas é sem duvida uma boa ideia.

Como é possivel que um clube portugues se desloque semanalmente a barcelona a madrid e por aí... Falo a nivel economico(como é obvio iria melhorar mas será suficiente?) e falo a nível de disponibilidade dos seus jogadores/treinadores e dirigentes.

Muita coisa teria de mudar

Anónimo disse...

Andamos todos a apregoar aos sete ventos que para evoluir teremos que mudar! Começa-se a mudar e desata tudo a por duvidas... "Temos que mudar muita coisa"... CLARO QUE SIM!!

O Rugby não evolui apenas com a saida de 13 lobos para o estrangeiro. Ca dentro temos que fazer muito mais.

-Se existe Camp. Iberico irá abrir portas a outros jogadores portugueses que chegam a seniores e não tem lugares nas equipas e desistem de jogar. Assim aumentamos o numero de jogadores.

-Equipas com estruturas mais bem organizadas para responder a maior competição e necessidades financeiras.

-Competir a outro nivel, com maior visibilidade.

Existem centenas de coisas a melhorar. Mas não ganhamos nada em começar ja a dizer mal.

Andou-se anos a dizer mal da FPR e das estruturas do Rugby, agora ja se começou a dizer que afinal a FPR é que esta a fazer pelo rugby, e os clubes não percebem nada disto...

Quem está de fora é que não percebe o que AFINAL se pretende ou não do RUGBY Portugues. Querem ou não evoluir, bem ou mal algo tem que ser feito...

Anónimo disse...

é tudo muito giro mas a logistica obriga necessariamente dos clubes se tornarem , PELO MENOS, semi profissionais...quem trabalha e estuda (todos) nao pode viajar constantemente nem treinar mais sem abdicar de algo

Anónimo disse...

única solução é passar o campeonato a apenas 14 jornadas (tipo futebol) e ir intercalando jornadas de jogos ibéricos.

Anónimo disse...

a unica solucao que encontro é fazermos uma parceria com equipas do super 14 penso que o melin pode fazer a ponte de comunicaçao obrigado pela atençao

Anónimo disse...

ó tio, o cdul sub 20 podia fazer este fim de semana o jogo em atraso contra o cascais...

Anónimo disse...

A federeação para semi- profissionalizar 30 jogadores precisou de um patrocíono de 500 mi euros. Não existe nenhum clube que neste momento tenha condições para gastar esse dinheiro por ano. Não é por ir fazer 4 jogos a espanha que dereprnte as receitas dos clubes vão mais que triplicar. A Liga Ibérica terá de ser feita mas a um nível amador. Não é preciso semi-profissionalizar os jogadores para irem fazer 4 jogos a Espanha.

Anónimo disse...

Nao deves fazer ratola da vida, já percebi...

Anónimo disse...

Acho que nos estamos a esquecer de algo muito importante.....

De facto nos últimos 10 a 15 anos houve um grande investimento em infra estruturas para a prática de Raguebi em Portugal (Caldas da Rainha, Sobreda, EUL, Estádio Nacional, Lousada, entre outros) mas muito falta por fazer, principalmente na província, onde só há infra estruturas quando as Câmaras estão dispostas a isso.....Acho que era aqui que deveria começar a actividade da FPR, motivando as câmaras municipais onde se sabe que existem clubes ou secções de raguebi a investirem ou converterem espaços em campos aptos para a prática de raguebi.
Há que começar pela infra estrutura e depois pensar em voôs mais altos.......

Sou a favor de um campeonato Ibérico com poucas equipas e a uma só volta.

JL

Anónimo disse...

Uma Liga/Taça/Torneio/Campeonato Ibérico alargado a mais equipas portuguesas faz todo o sentido. No próximo ano esta competição será realizada entre as 4 primeiras equipas do CN de Portugal e as 4 primeiras do CN de Espanha.
Parece-me bem este sistema.
O sistema que os espanhois propõem para o ano seguinte e ao que parece algumas equipas portuguesas subscrevem é que não me parece bem.
A ser implementado esse modelo dentro de 3 anos corremos o risco de somente termos 1 equipa a disputar essa competição.
É pois uma solução que não defende o rugby portugues.
Por outro lado não nos podemos esquecer que o poderio financeiro de Espanha é muitissimo superior ao de Portugal. A capacidade de contratar mais e melhores jogadores é pois muitissimo mais forte em Espanha do que em Portugal. Não tenho dúvidas que a proposta apresentada será prejudicial para o rugby portugues.
Espanha quer evoluir no rugby mas isso não pode ser feito à custa do rugby portugues. O rugby portugues se quer evoluir não pode subalternizar-se ao rugby espanho. Tem de estar em pé de igualdade. É fundamental garantir que o numero de equipas portuguesas se mantem inalterado.

Anónimo disse...

Os espanhois para aprovarem junto da IRB uma competição ibérica precisam das equipas portuguesas. Ou aproveitamos essa necessidade agora, defendemos os nossos interesses e o nosso rugby vai evoluir ou então o rugby portugues nunca mais evoluirá.

Anónimo disse...

Acho que o campeonato ibérico só tem sentido se funcionar paralelamente ao campeonato nacional.

Assim, todas as equipas que jogam o campeonato ibérico jogam tambem as competições nacionais!

Vamos fazer o campeonato Ibérico mas para aumentar o nivel do nosso campeonato e não para criar uma "nova" primeira divisão.

Anónimo disse...

Um campeonato ibérico "obriga" a equipes profissionais.
Pergunto, para quê? Porque é que se tem de profissionalizar o desporto? Alguêm quer fazer do rugby um negócio? Penso que não porque será sempre um mau negócio, porque não vai gerar as receitas necessárias e toda a gente vai pedir favores aos amigos para os "patrocinios de amizade".
Então e o espetáculo? Vão jogar melhor? Talvez, mas queremos ver equipes com 10/12 estrangeiros,incluindo os comunitários, completamente descaracterizadas do que conhecemos? Por mim falo, gosto muito do G-shock mas vou ver os jogos pelo Macaco e pelo Cabral e outros tugas.
O rugby nasceu no meio universitário e por lá se tem mantido. Salvo raras excepções, não são pessoas que escolham o jogo em deterimento da carreira.
As "aventuras" dos emigrantes que vemos hoje, têm reserva financeira para o fazer. No final vão voltar a ser médicos e advogados que é para isso que estudaram.
Não estou em desacordo com a evolução mas que tenho um monte de dúvidas, isso tenho.

Anónimo disse...

Não há espaço para ter cluber profissionais em Prtugal. mesmo que se triplique as assistências (algo muito difícil)não temos espectadores suficientes para gerar as receitas necessárias para um plantel de 30/35 profissionais.
Na escócia e Gales não há clubes profissionais, apenas 2 a 3 Regiões.

Anónimo disse...

Tanta dúvida, tanta confusão e tanta ignorância....
Será que ainda não conhecem a proposta, já aceite, pela maioria dos principais clubes portugueses e espanhóis ?
Ainda não perceberam que os quatro clubes portugueses que integrem a competição ibérica não disputam a Divisão de Honra ? Não sabem que , na proposta, esses quatro clubes disputarão com os quatro melhores da competição nacional, o título de campeão nacional?Etc, etc, etc,?
Alguém ainda pensa que as receitas dos clubes provêem da venda dos bilhetes das entradas para os jogos? Nem no rugby , nem em desporto nenhum!
Todas as semanas a correr para Espanha ? Fantasias....
Aliás, à excepção dos clubes catalães - se entrarem - as deslocações são próximas das que têm que fazer semanalmente algumas equipas cá no burgo....
Mas nada é definitivo e, sobretudo, parece que nenhum clube será obrigado a participar...
Pelos comentários vê-se bem qual o posicionamento de alguns clubes e o seu sonho pela manutenção do rugby familiar....

Anónimo disse...

Vejam o exemplo da Magners league:

http://www.magnersleague.com/120_397.php

A paridade entre nações está sempre assegurada!!! Não quer isto dizer que os representantes dos diferentes países seja igual...nada disso.

O que tem de se assegurar é que, uma vez definido o n.º de representantes de cada pais, não se altere mais!

Este é o defeito principal da proposta em cima da mesa!

Em 2 ou 3 anos, poderá haver um domínio total de um país sobre outro...e há de ser o domínio de Espanha sobre Portugal atendendo à diferença de meios financeiros ao dispor das equipas...

Outro aspecto muito importante e que ninguém falou:

- Regulamento de transferências:

Se não houver nada feito neste sentido...à passagem da 1.ª volta já os clubes espanhois foram buscar os Gardeners, Acostas, Le rouxs, Hafus e demais valores que por cá andam...para não falar dos tugas...

A liga ibérica é uma grande oportunidade e devemos avançar. Temos é de ter muito cuidado!

Senão tivermos cuidado quem fica com boas condições são os clubes espanhois e os nossos campeonatos vão perder qualidade...

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com quem diz que, e passo a citar:
"Acho que o campeonato ibérico só tem sentido se funcionar paralelamente ao campeonato nacional.Assim, todas as equipas que jogam o campeonato ibérico jogam tambem as competições nacionais! Vamos fazer o campeonato Ibérico mas para aumentar o nivel do nosso campeonato e não para criar uma "nova" primeira divisão."

Anónimo disse...

Não estou nada de acordo com a última intervençãoporquanto:
-Fazer um campeonato ibérico paralelo é absolutamente inviável em termos de calendarização
- Não concentrava as melhores equipas pelo que o nível não subiria, como se pretende
- O objectivo é mesmo criar uma Divisão de élite, ao alcance de todas as outras desde que desportivamente o consigam justificar
- O mérito desportivo tem que prevalecer pelo que não se deverá " plafonar" o número de equipas nacionais a manter no Campeonato Ibérico

Evidentemente que , no limite, não se poderia chegar a uma situação de 9-1 ou 10-o...nesse caso deixaria de ser ibérico!
São ajustamentos que têm que ser equacionados com o tempo...
Mas é preciso avançar sem receio que os espanhóis venham buscar os nossos melhores jogadores. Deve haver um regulamento específico para a prova, espero, mas não se podem esconder os jogadores....

Anónimo disse...

Alguém sabe alguma coisa da Selecção Sub-18 acerca do jogo desta tarde na Irlanda?

Anónimo disse...

Acho que o campeonato ibérico só tem sentido se funcionar paralelamente ao campeonato nacional.Assim, todas as equipas que jogam o campeonato ibérico jogam tambem as competições nacionais! Vamos fazer o campeonato Ibérico mas para aumentar o nivel do nosso campeonato e não para criar uma "nova" primeira divisão."

Anónimo disse...

A que horas (hora de Portugal) é o jogo contra a Geórgia?

Talvez se possa ver o jogo aqui:

http://www.rustavi2.com/

Anónimo disse...

Não tenho a certeza, mas de todo não me parece que o campeonato iberico paralelo com o nacional, seja inviavel em termos de calendario porque temos inumeros exemplos de outros desportos, que têm mais provas, e um muito maior numero de jogos. Acho que na realidade o nosso campeonato é demasiado pequeno. O aumento do numero de jogos anuais daria aos jogadores, que passam as epocas todas na bancada, uma optima oportunidade de jogar! Assim em vez de termos planteis com 25/30 jogadores teriamos planteis com 40 pois estariam bem mais motivados.

Continuo a achar que o campeonato Ibérico teria sentido se funciona-se como uma especie de Liga dos campeões, pois parece-me importante que não substitua as competições nacionais.

Outra vantagem deste modelo seria a de manter aquilo que caracteriza o rugby em portugal, onde a mistica de cada clube desempenha um papel importante. Não poderiamos ter uma época inteira sem os jogos clássicos a que nos fomos habituando ao longo dos anos, porque são eles que caracterizam o nosso rugby e motivam os jovens a entrar.

Quanto ao regulamento sobre transferencias acho que não há nada a fazer. Teremos que continuar a apostar na formação, pois só assim seremos capazes de competir com a maior capacidade financeira do pais vizinho.

Anónimo disse...

Esta sim parece ser uma boa proposta para o CN. É a proposta apresentada pela FPR aos clubes, com o objectivo de aumentar a competitividade, visibilidade e interesse desportivo do rugby.

– 12 Equipas (6 no Grupo A, 6 no Grupo B)
- Grupo A – as 6 primeiras classificadas da Época anterior
- Grupo B – da 7ª à 12ª classificada da Época anterior
- Cada um dos Grupos realiza uma 1ªfase de todos contra todos a 2 voltas (10 jornadas).
- No Grupo A apuram-se os 4 primeiros, que realizam numa 2ªfase mais 6 jornadas no sistema de todos contra todos a 2 voltas, para apurar o Campeão Nacional. Total de 16 jornadas (10 + 6).
- Ao 5º e 6º deste Grupo, juntam-se o 1º o 2º do Grupo B, para disputarem numa 2ªfase e no mesmo sistema anterior (6 jornadas) a classificação do 5º ao 8º lugares do C. N.
-O 5º e 6º classificados farão parte do Grupo A na época seguinte.
- O 3º, 4º, 5º e 6º classificado do Grupo B, disputam numa 2ªfase e nos mesmos moldes (6 jornadas), os lugares de 9º a 12º.
- O último classificado (12º) descerá à 2ª Divisão.
Parece ser uma boa solução.

Anónimo disse...

Num ponto parece que todos estão de acordo.
Campeonato Ibérico sim mas em paralelo com o Campeonato Nacional.

Anónimo disse...

http://www.rustavi2.com/news/stream.php


cliquem em mirror-1.

vai começar agora o jogo de portugal.

Anónimo disse...

http://www.rustavi2.com/news/stream.php?ch=r

Anónimo disse...

Ao intervalo 12-3 para a Georgia. Estamos a aguentar muito bem. O 1ºensaio deles é completamente estupido...

penalidade aos postes a bola não chega aos postes eles são rapidissimos, a bola bate no chão e volta para tras eles agarrao e caiem na area de ensaio... "alguma distração nossa".

O 2º ensaio é bola a ponta do lado do foro, e ensaio junto a bandeira lateral.

Mas estamos muito bem. Avançados a dar uma boa replica.

Centros eximios na defesa (Mira e Melo).

Podemos surpreender...

Anónimo disse...

So quem nao conhece o hitorial de sacanices Espanholas atodos os eventos mistos, pode ter na ideia que o campeonato com Espanha vai se aguentar por algum tempo.
Sem querer ser velho do restelo, infelismente tenho varios exemplos dos Espanhois assim que os Portugueses comecam a ganhar, logo invemtam desculpas passarem-nos a perna.
Espero sinceramente que nao venha ser esse o caso deste futuro campeonato, que por mim apoio a iniciativa.

Anónimo disse...

O que o Rugby nacional precisa é de publicidade nos meios de comunicação, e que se consiga levar o Sporting, Porto, Guimaraes, e Braga a criarem uma secção de RUGBY.
Para tal parece-me a meu ver que isso, deve ser um trabalho desenvolvido pela Federação.
Apoio inteiramente todo o trabalho que tem vindo a ser feito pelo seu presidente,mas sem o apoio e vontade dos clubes que movimentam cerca de 90% dos espectadores em Portugal, não me parece que venhamos a ter mais do que meia duzia de entusiastas nos estádios.

M Carmo disse...

Os sub 18 perderam com os irlandeses, 24 - 14. Em breve, ainda hoje hotos num dos blogs do Cascais.

Cumps

MC

Anónimo disse...

"Terminaram neste fim de semana os Campeonatos Nacionais da 1ª e 2ª Divisões.
Nas Caldas da Rainha realizaram-se, para além do jogo amigável entre o Clube local e o Rugby Vila da Moita (arbitrado por Maria Heitor), os jogos da 1ª Divisão que definiriam o 3º lugar e a equipa Campeã Nacional.
No primeiro jogo, o CDUP venceu a Agronomia, tendo que recorrer-se a critérios de desempate, já que no final do tempo regulamentar o resultado estava em 5-5, espelhando o equilíbrio entre as equipas. O CDUP (vencedor da 2ª divisão na época passada) viria a vencer por 3-1, em pontapés aos postes, conquistando o 3º lugar no Campeonato.
No jogo forte da tarde, o SL Benfica venceu a Agrária de Coimbra por 21-3, fruto, na nossa opinião, de muita pressão a defender, dificultando o jogo bem estruturado da Agrária e pelas excelentes qualidades físicas de algumas atletas, que em momentos chave, desequilibraram o encontro, embora no geral o Benfica se tivesse apresentado muito forte. Um excelente jogo de promoção da modalidade, com uma agradável arbitragem de Bernardo Caupers que já tinha realizado um excelente trabalho no jogo anterior.
Em Loulé definiu-se o Campeão da 2ª Divisão. O Clube da “casa” venceu a Lousã por 35-5. Jogo arbitrado por Paul Davies.
Em Arcos de Valdevez, jogou-se a 2ª mão da “descida de divisão”. O Técnico voltou a ganhar, desta vez por 26-7."
Não se assustem. Trata-se da competição feminina, mas qualquer dia temos a competição masculina a terminar em Janeiro se continuarmos a pensar que o rugby português vai evoluir em simultaneo com o rugby espanhol.

Anónimo disse...

É sempre bom aprender com os erros ... principalmente com os erros dos outros que é mais barato.
Vejamos o que aconteceu em Espanha depois da presença no Mundial e tentemos não imitar. O campeonato Ibérico é começar a casa pelo telhado.
Sem termos um conjunto de clubes minimamente competitivos a nível nacional, e estruturas para treinar todos os miúdos que querem aprender rugby, não faz sentido a "aventura" ibérica.
O trabalho desenvolvido pela ARSul é bem mais importante para o rugby português. Que se faça o mesmo a norte e centro do País.
E os espanhois que esperem.

Anónimo disse...

http://www.zonarugby.com/2008/04/01/liga-iberica-estado-y-desarrollo/

Anónimo disse...

Hi friends,

How are you and how was the day?

Excellent Information!! If you would like to see more great Tips & Information follow me..........
Discount London Hotels Information
Paris Hotels Information
Best Investment Advice | Online Investment Information
Washington Hotels Information
Meet New Peoples with Free Online Dating Tips
Online Dating Tips
Internet dating advice, safe dating advice
Web Hosting Resources Central
Advertising tips | Effective advertising techniques
Online Casino Games so, please suggest me perfect way to traffic on my websites.

Best Regards,
Travel