terça-feira, dezembro 16, 2008

Rugby Nortenho homenageia João Paulo Bessa

Pádua, 20 de Fevereiro de 1972. Itália 0 - Portugal 0. Fonte FPR.
De pé: António Cabral Fernandes, Arnaldo Neto, José Augusto, Silvestre, Andrade, Gaspar Ramos, João Carlos, Raul Martins.
1ª fila: Gomes da Silva, Cardoso Pinto, Francisco Guedes, João Paulo Bessa, Albertino Minhoto, Nuno Lince, Ramos Pinto.

No âmbito das comemorações do Centenário do primeiro jogo de rugby disputado no Porto realizou-se um jogo de rugby de veteranos entre os Republicanos e os Monárquicos, cujo resultado se desconhece, ao qual se seguiu um jantar de homenagem ao Seleccionador Nacional Tomaz Morais e aos 3 internacionais do CDUP que participaram no Mundial, Joaquim Ferreira, Gonçalo Malheiro e Marcelo d’Orey.

No dia anterior o Dr. José Guilherme Aguiar, na qualidade de vereador do Desporto Lazer e Tempos Livres, da Câmara Municipal de Gaia apresentou o Torneio Internacional de Sub 18 de Gaia. O torneio irá ser disputado por uma Selecção Belga, pela Selecção Nacional de Sub 18 e pela Selecção Sub 18 João Paulo Bessa, que irá receber uma justa homenagem.

Para este Torneio que irá decorrer entre 18 e 21 de Dezembro, no Estádio Jorge Sampaio, foram convocados os seguintes jogadores do CDUL:

Bruno Morais, Francisco Amaral, João Almeida, João Sabido, Sebastião Villax, Francisco Sá Nogueira, Diogo Oliveira e Nuno Abecassis.

O Arq. João Paulo Bessa é natural do Porto. Começou a jogar rugby no CDUP mudando-se posteriormente para o CDUL onde se sagrou campeão nacional e vestiu a camisola nacional dezenas de vezes. Foi treinador principal das Selecções Nacionais em Juniores e Seniores. A Federação Portuguesa de Rugby atribuiu-lhe o prémio de Treinador do Ano nas épocas de 1993/94/95/96.

Foi membro do Conselho Superior do Desporto; co-autor do Plano Estratégico da Região de Lisboa e Vale do Tejo e integrou a equipa de peritos para a gestão estratégica da RLVT. Em 1999 é nomeado Adjunto do Secretário de Estado do Desporto e fica como encarregado da Missão de Coordenação Nacional da Medida Desporto do QCA III.

Tem diversos trabalhos publicados e comunicações em Congressos e Seminários nas áreas da Arquitectura, Urbanismo e Desporto.

Bela iniciativa das gentes do Norte que não se esquecem dos seus e aproveitam para divulgarem o rugby com esta excelente iniciativa, que é o torneio de sub 18, esperemos que seja para repetir.

Por este meio associamo-nos a esta merecida homenagem a estes homens a quem o rugby português muito deve.

Sem comentários: