terça-feira, março 03, 2009

Final Four do Campeonato Nacional de Sub 20


CDUL, Direito, Belenenses e CDUP são as 4 equipas apuradas para a Final Four (esta ordem ainda pode vir a ser alterada caso o CDUP vença o jogo que tem em atraso).

Este ano a Final Four vai ter um modelo diferente, todos contra todos a duas voltas. Estou convencido que vai ser um campeonato muito equilibrado, pois os 4 apurados representam o que há de melhor nas escolas de rugby do País (sem demérito para outras excelentes escolas como a Agronomia, Técnico, Cascais, etc.) e têm nos seus plantéis excelentes jogadores que praticam um rugby de muito bom nível.

Uma breve análise às 4 equipas:

CDUP
Apesar de no ano passado não ter competido neste escalão, tem tido uma prestação muito boa, alicerçada nos jogadores mais velhos que têm feito alguns jogos nos seniores e no grupo que subiu dos Sub 18, escalão que venceram no ano passado. No Porto ou na Lousada, o CDUP faz jus ao nome de Invicta, ninguém lhes resistiu. Os seus adversários directos perderam lá, Direito (32-15), Belenenses (52-17) e CDUL (18-17). De resto perdeu 3 jogos, com o Direito (32-10), Belenenses (21-12) e Cascais (18-13), todos na primeira metade do campeonato, depois foi sempre a subir.

Direito
Finalista vencido do ano passado, tem uma equipa muito forte e que cedo garantiu o apuramento. Em Janeiro perdeu com o CDUL e o CDUP (ambos por 32-15) e sofreu mais 2 derrotas frente ao Belenenses (27-19 e 62-17 neste jogo o Direito só apresentou 13 jogadores) que foi a única equipa a vencer em Monsanto.

Belenenses
Campeão em título, equipa jovem mas muito experiente. O Belenenses sofreu 4 derrotas, 2 com o CDUL, com a Agronomia e com o CDUP, mas ganhou os 2 confrontos com o finalista do ano passado, o Direito. É um favorito crónico que já nos habituou a grandes finais, nunca me esquecerei daquela final de 2006 contra um super CDUL, que venceu tudo nesse ano, e esteve em vantagem por uma margem enorme e que o Belenenses acabou por vencer nos últimos 20 minutos por 31-28. Este ano o título não se decide num jogo, mas fica a lembrança de uma final memorável.

CDUL
Começou muito mal a época com 3 derrotas em 4 jogos, a partir daí só voltou a perder com o CDUP (18-17 nos últimos minutos) no Porto, acabando esta fase em boa forma. Perdeu 2 jogos renhidos com o CDUP, perdeu com o Cascais e sofreu uma pesada derrota com o Direito, foi a única equipa a derrotar o actual campeão nos 2 jogos disputados.

Estão lançados os dados, a meio de Março começa a etapa final da competição de um escalão que ganhou muito com o aumento de um ano, que permite aos jogadores terem mais um ano de evolução antes de passarem obrigatoriamente aos seniores.

Sem comentários: