sexta-feira, outubro 15, 2010

Instituto Politécnico de Tomar - Rugby clube satélite do CDUL

Fotos Rui Costa e Silva

Fruto das excelentes relações existentes entre os dois clubes, o CDUL e o Instituto Politécnico de Tomar - Rugby, estabeleceram uma parceria no sentido de o último se tornar clube satélite do CDUL.

Um dos principais aspectos desta parceria vem consignado no ponto 6 do Regulamento dos Clubes Satélite:

"Os jogadores inscritos por qualquer dos clubes poderão disputar cinco jogos oficiais de Rugby de XV ou cinco torneios oficiais de Rugby Sevens pelo outro clube, em qualquer escalão etário, sem perder o vínculo ao clube pelo qual foram inscritos."

Para conhecer um pouco melhor o nosso parceiro junto um texto sobre a história do Rugby em Tomar

O Rugby em Tomar aparece em 1975, ano de fundação do Rugby Clube de Tomar, na altura por intermédio de um grupo de Tomarenses amantes da modalidade.

O Rugby Clube de Tomar teve actividade até á época de 1980, destacando-se nessa altura a conquista na época de 1979 do Campeonato Nacional para equipas não Federadas no escalão de Juniores, título ganho a uma equipa de Coimbra em 10 de Junho de 1979 por 10-3. Nessa altura Rugby Clube de Tomar por algumas vezes teve jogadores nas Selecções Regionais e Nacionais de Juniores, Juvenis e Iniciados.

Passados 14 anos, em 1994, surge no União de Tomar uma secção de Rugby que disputou o Campeonato Nacional da 2ª Divisão na época de 1994/1995 com as cores deste clube.

No final dessa época dá-se a mudança para o Instituto Politécnico de Tomar, á altura a Escola Superior de Tecnologia de Tomar, e sob a égide deste nome foi disputado o Campeonato Nacional da 2ª Divisão nas épocas de 1995/1996 e 1996/1997, sendo que nesse ano por motivos vários, ocorre nova paragem, em termos de competições oficiais, sem que nunca se tenha deixado de praticar a modalidade, pois por diversas vezes houve equipas de Tomar em Torneios, nomeadamente os da FADU.

Em 2007 o Rugby surge pela terceira vez em termos oficiais em Tomar, novamente no Instituto Politécnico de Tomar, através da Associação Académica de Tomar, e mais uma vez pela mão de um grupo de Tomarenses amantes da modalidade, tendo até á data mantendo-se em actividade, disputando em termos oficiais o Campeonato Nacional da Segunda Divisão e a Taça de Portugal.



Este ano, o IP Tomar - Rugby já começou a competir e na Taça de Portugal passou pela primeira vez uma eliminatória derrotando a equipa da Universidade de Aveiro por expressivos 36-0, tendo marcado 6 ensaios. O jogo da 1ª jornada do campeonato nacional contra o Marinhense foi adiado, este fsábado defrontam o Bairrada.

Sem comentários: